segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dicionário.

Estranho: adjetivo empregado para designar uma inadequação entre o que se é e o que alguém gostaria que você fosse - em geral deve-se entender por gostaria que você fosse a própria expressão do pensamento e da postura do referido alguém, muito embora isto seja comumente camuflado.

Exemplo: Você é estranho, viu... (ênfase nas reticências)

Você não age ou pensa da maneira certa - a que eu penso e que, portanto, eu exijo que todo mundo, ou pelo menos aqueles que são normais, pensem.

Um comentário:

Anônimo disse...

normalidade... o que vem a ser isso é coisa que não vou viver pra descobrir (ainda bem). tem o texto do O.Wilde, dizendo que não desejaria nunca ser normal. e agora achei aqui o seu 'guru' Cioran falando disso, mas provavelmente está a ser irônico:
-----------------------------------
'Mas quem é verdadeiramente modesto repete a si mesmo: "Demasiado humilde para rezar, demasiado inerte para transpor o limiar de uma igreja, resigno-me à minha sombra e não quero uma capitulação de Deus ante minhas orações." E aos que lhe propõem a imortalidade, responde: "Meu orgulho não é inesgotável: seus recursos são limitados. Pensam, em nome da fé, vencer seu eu; na realidade, desejam perpetuá-lo na eternidade, pois não lhes basta esta duração presente. Sua soberba excede em refinamento todas as ambições do século. Que sonho de glória, comparado ao seu, não se revela engano e vã ilusão? Sua fé é apenas um delírio de grandeza tolerado pela comunidade, porque utiliza caminhos camuflados; mas seu pó é sua única obsessão: gulosos do intemporal, perseguem o tempo que o dispersa. Só o além é bastante espaçoso para suas cobiças; a terra e seus instantes parecem demasiado frágeis. A megalomania dos conventos supera tudo o que jamais imaginaram as febres suntuosas dos palácios. Quem não admite sua nulidade é um doente mental. E o crente, entre todos, é o menos disposto a consentir. A vontade de durar, levada até tal ponto, apavora-me. Recuso-me à sedução malsã de um Eu indefinido. Quero chafurdar-me em minha mortalidade. Quero permanecer NORMAL."

abs!