terça-feira, 17 de março de 2009

Sobre certas solidões.

XXI

Há entre duas criaturas, entre dois silêncios, entre duas pedras, uma distância, um olho escuro e um relâmpago. O universo viaja muito adentro de si mesmo e se projeta em nós como um sonho. A realidade não são as estrelas mas os lugares vazios entre elas, a realidade não é o globo de Symnes mas o que está fora desse globo. Essa linha por onde se desloca cada dia nossa sombra, esse lugar que recolhe nossas emoções e silêncios, esse credo que não percebemos e que nos oprime, essa mutação sem saída.

Há entre duas criaturas um sopro, um fogo que arde para o interior, uma carícia jamais conseguida, um medo que assuta a si mesmo, um manicômio repleto uma vida que gostaria de se inventar, algo inquietante, abismal.

Há entre duas criaturas uma folha seca, um peixe de cristal, uma coluna de formigas de ouro, uma canção sem voz, um crime, um segredo que não lhe pertence.

(Técnicas de Masturbação entre Batman e Robin, Efraim Medina-Reyes)

***

Uma ridícula lei da vida é a seguinte: não é quem dá, mas quem cobra, que é amado. Ou seja, amado é quem não ama, porque quem ama, dá. E, é claro: dar é um prazer mais profundo do que receber; a quem damos, tornamos necessário, isto é, nós o amamos.

Dar é paixão, quase vício. A pessoa a quem damos transforma-se em necessidade nossa.

(O Ofício de Viver, Cesare Pavese)

Um comentário:

Anônimo disse...

gosto demais do Pavese, e ele
era um sujeito bem triste. Me veio na cabeça uma pergunta pra ele sobre esse texto (seria bom a gente poder entrevistar `mentalmente' os escritores, sobretudo os que morreram jovens): -- 'E o que é que se dá? pele ou prata? vidro ou água? sussurro ou luz?'

misturar (Cioran, Campos, Caeiro) é boa idéia. sempre acho boa idéia misturar pessoas, coisas... mas precisa, acho, ter sentimento pra dar 'liga' (rs)


é o papo da ceifeira... ouvi-la alegra e entristece

'e ela canta, como se tivesse mais razões pra cantar que a vida...

-- ah poder ser tu sendo eu
ter a tua leve insconsciência e
a consciência disso!!''

abs, menino